E.Cortez Surfboards



Emerson Cortez - shaper há 26 anos, e 35 anos de surf. Competiu no circuito profissional dos 20 aos 29 anos de idade. Atualmente fabricando pranchas em Santos, mas atende demanda de diversos lugares do Brasil. Inclusive suas pranchas podem ser vistas em algumas partes do mundo, como Austrália e México, por exemplo. Confira pequena entrevista a seguir, fotos, e contato.







Quais ou quem foram suas influências e inspirações?

Minhas influencias foram Almir Salazar e Lequinho Salazar, que tinham uma fábrica nos anos 80 do lado de casa, o falecido Seu Arthur, pai do meu amigo Tuca Martins, que era shaper e me ensinou a shapear, Armando Jaguary da Fluid Energy, que foi o primeiro shaper a abrir as portas nos anos 90 e laminar meus primeiros shapes. Como eu era competidor e andava com um amigo que competia no circuito mundial, o Cristiano Guimarães, ele fazia pranchas em todos os lugares do mundo, e trazia as pranchas para usarmos e fazermos um laboratório. Então tive um feedback muito grande ao longo dos anos. Testei pranchas de muitos shapers, tanto da região quanto de fora.


Fale um pouco sobre as mudanças que percebeu nos designs desde os anos 80 até os dias atuais.

Nos anos 80 eu ainda era um garoto, as pranchas eram pequenas, mais retas no fundo e na curvatura, cheias nas bordas, com as extremidades (bico e rabeta) cheios e com pouca sensibilidade nas curvas. Ou seja, o surfista tinha dificuldade em executar manobras radicais em um espaço curto, ou numa onda pequena. Então alguns shapers como All Merrik e Rusty, que tinham na época 2 dos principais ícones do esporte, Tom Curren e Occy, começaram a trabalhar mais os modelos refinando as pranchas para um maior rendimento em ondas pequenas e médias. Os outlines foram perdendo largura, as bordas perderam volume, a curvatura ganhou mais envergadura proporcionando mais agilidade nas curvas, que os surfistas estavam procurando fazer nas ondas com suas manobras, ficando cada vez mais radicais. Já no início dos anos 90 chegou uma geração mais leve que cresceu já usando pranchas mais finas, estreitas, e mais envergadas. E já chegaram com uma abordagem mais dinâmica veloz e radical. No primeiro filme do Taylor Steele - Momentum - já pudemos ver a evolução nas manobras com esse tipo de prancha. Então os anos 90 revolucionaram todo o conceito de pranchas e manobras radicais.  Foi nessa década que Kelly Slater e sua turma dominaram o tour. As pranchas ficaram muito mais finas concentrando volume apenas o suficiente para suportar a remada com a rabeta e bicos finos e envergados. Outlines estreitos chegaram no limite até que viram que o limite não era tão bom quando a onda ficava gorda e pequena. A partir daí foram adaptando esses modelos até meados de 95 chegando num padrão de prancha balanceada que predominou até o início dos anos 2000. Já nos anos 2000 as pranchas diminuíram em tamanho e começaram a trabalhar um conjunto de fatores que influenciam as pranchas até hoje. Pranchas menores com um fundo que funcionasse bem tanto em uma onda cavada, quanto numa onda gorda. Um outline mais paralelo, mantendo uma área e um volume no bico para completar aéreos, e uma rabeta normal. Esse tipo de modelo é o mais usado até hoje no tour, ou seja, a elite só trabalha com pequenos ajustes em seus modelos, pois eles têm uma linha de surf já definida e não podem usar um equipamento que não vá trazer resultados. Já no free surf as pranchas ganharam uma enorme variedade de modelos, onde cada shaper usou uma mescla de pranchas retro com pranchas modernas, desenvolvendo modelos que facilitaram o surf de muitos surfistas em ondas pequenas, que predominam no nosso litoral.

Se não fosse shaper, o que faria para ganhar a vida?

Iniciei com 16 nessa profissão, sem nenhuma pretensão de seguir uma carreira profissional, tudo aconteceu naturalmente, mas acho que no segmento jornalístico ou publicitário.

Se pudesse escolher só uma onda e só uma manobra, quais seriam?

A onda da praia do Pernambuco, Guarujá , ondulação de leste com a esquerda abrindo, rápida, cavada, um drop , um bottom, e uma porrada chutando a rabeta.

Uma dica pra quem está iniciando no surf?

O inicio deve ter o acompanhamento de um instrutor capacitado para explicar os fundamentos básicos, depois das primeiras aulas, procurar um equipamento adequado para iniciar a pratica, uma prancha que suporte seu peso, o mantenha equilibrado, e consiga seguir uma linha na onda.

E qual a dica para quem pretende ser um campeão mundial de surf?

Para se tornar um campeão mundial, você precisa ter primeiro o talento, depois vem uma serie de características que juntas o tornarão campeão: disciplina, determinação, treinamento, estratégias, paciência, sangue frio, e muita coragem. Além disso terá que contar com um suporte de patrocinadores para investir no seu projeto.

Som preferido pra escutar antes de uma boa sessão de surf?

Um post hardcore, Alexisonfire, Atreyu, Blessthefall, A day to remember, Saosin , Haste the day, entre outras.

Uma mulher linda?

Megan Fox.

Qual carro escolheria pra dar um rolê em Interlagos de graça?

Lambourguini Gallardo

Se pudesse montar um dream team com 5 integrantes, entre todos os esportes. Quem escolheria?

Ayrton Senna, Lionel Messi, Kelly Slater, Tony Hawk, e Shaun White.



  Clique nas fotos para ampliar













Contatos: 
Insta: jbaecortez
FB: facebook.com/emerson.cortez.5 
Email: jbaboard@hotmail.com